Business Agility não é um método ou um framework

– 29 de novembro de 2022.

O Business Agility não veio para substituir a agilidade. Pelo contrário, o Business Agility é a evolução da agilidade. É quando inserimos a agilidade no contexto dos negócios, refletindo diretamente na capacidade que uma empresa tem para responder às mudanças em tempo hábil. 

No Business Agility, a empresa tem de falar de estratégias, de quão rápido o seu negócio é capaz de responder ao mercado, aos problemas e necessidades dos seus clientes, sem esquecer da sustentabilidade do negócio. Ele tem uma relação muito forte com a cultura da empresa. 

Mas para isso, é preciso olhar para o contexto que a empresa está inserida. É preciso olhar para o modelo de negócio da empresa. Definitivamente, a agilidade dos negócios não é um método ou um framework, é uma forma de pensar. É um estado desejado. 

Se você tem uma empresa em que os processos funcionam de uma maneira mais orgânica, é mais fácil você pensar em Business Agility. Agora, se você tem uma empresa que trabalha num mercado regulado, é mais difícil de pensar em agilidade nos negócios, porém não é impossível, ela só tem um tempo de resposta diferente.

Entender o contexto 

No artigo Entender o contexto é fundamental, expliquei que ao realizar mudanças revolucionárias, podemos causar inúmeros transtornos para a empresa. Isso porque, existe o risco de confrontar as visões de diferentes tipos de gerações e/ou do modelo do negócio. 

Neste caso, é preciso respeitar esse tempo de resposta. É preciso respeitar como esta jornada acontece dentro da empresa. 

Por exemplo, uma empresa que trabalha com commodity, vai ter um modelo de negócios, onde as pessoas vão olhar muito mais para indicadores. Já em outros modelos de negócios, como é o caso do mercado financeiro e/ou de saúde, existem questões de regulamentação. 

Por isso, é necessário entender se o modelo de negócio que sua empresa está inserida antes de promover qualquer tipo de mudança.

Evolução ou Revolução no Business Agility 

É muito perigoso quando a gente empurra alguma coisa para dentro da empresa. Isto é, quando nós empurramos um método ou um framework, ou quando tentamos instalar alguma coisa dentro da empresa, estamos tentando promover uma mudança muito rápida, muito dramática. De modo geral, a revolução tem um custo muito alto. 

Então, como é que a sua empresa reage? Neste contexto, conhecer a cultura da empresa faz muita diferença, pois respeitando o momento que a empresa está, você faz o movimento de uma forma evolucionária, sem gerar choques e atritos.

Nas consultorias da i9 Flow, partimos da ideia de evolução, ou seja, partimos do pressuposto de que a ideia emergirá de dentro da própria empresa, fazendo com que as soluções façam sentido para todos que estão inseridos no contexto do negócio. 

Conheça mais sobre os nossos serviços!

Gostou do texto?

Cadastre-se e receba novos conteúdos exclusivos da i9 Flow por e-mail.

Como posso ajudar?